![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuOse805JoaMpG1xVwjvePuceld92jA9AYNMtAAK-xsITKDCPFZ8QgCPfxAwvAszAtPnV9eiSp-7Xev7Xaq28EAMDvTLFU6RoD18pbw1vA2RPk229lM7-OGcHW0P3Ns01jMbNiEaxI1dI/s400/san_cemente_romano_2.jpg)
NOME: Clemente de Roma (30-100)
MINISTÉRIO: Roma
ESCRITOS: IClemente
FATOS MARCANTES:
- Considerado pela ICR o quarto papa.
- Possível menção a ele em Filipenses 4.3.
- Martirizado sob o governo de Domiciano.
- Sua carta ressalta a sucessão apostólica.
Várias hipóteses já foram levantadas sobre Clemente para identificá-lo. Para alguns, ele pertencia à família real. Para outros, ele era colaborador do apóstolo Paulo. Outros ainda sugeriram que ele escreveu a carta aos Hebreus. Em verdade, as informações a respeito de Clemente de Roma vão desde lendárias a testemunhas fidedignas. Alguns pais, como Orígenes, Eusébio de Cesaréia, Jerônimo, Irineu de Lião, entre outros, aceitaram como verdadeira a identificação de Clemente de Roma como colaborador do apóstolo Paulo.
A principal obra de Clemente de Roma é uma carta redigida em grego, endereçada aos crentes da cidade de Corinto, mais ou menos no final do reinado de Domiciano (81-96) ou no começo do reino de Nerva (96-98). A epístola trata, principalmente, da ordem e da paz na Igreja. Seu conteúdo traz à tona o fato de os crentes formarem um corpo em Cristo, logo deve reinar nesse corpo a unidade, e não a desordem, pois Deus deseja a ordem em suas alianças. Traz, ainda, a analogia da adoração ordeira do Antigo Israel e do princípio apostólico de apontar uma continuidade de homens de boa reputação.
TRECHO DOS ESCRITOS ORIGINAIS:
Por causa das desgraças e calamidades que repentina e continuamente se abateram sobre nós, talvez estejamos a tratar tardiamente dos acontecimentos que se deram entre vós, meus caros, e daquele motim, não conveniente a eleitos de Deus, iniciado por algumas pessoas irrefletidas e audaciosas, de uma forma sórdida e ímpia, surgido de tal ponto de loucura, que o vosso nome, dantes estimado, acatado e celebrado por todos, fosse seriamente denigrido.
Ora, quem é que esteve entre vós e não elogiou vossa fé extraordinária e firme? Quem não admirou vossa piedade consciente e suave em Cristo? Quem não louvou a tradição da vossa hospitalidade generosa? Ou quem não vos felicitou por vossa doutrina perfeita e segura?
Fazíeis tudo sem distiguir as pessoas e andáveis dentro dos preceitos de Deus, sujeitando-vos aos vossos guias e respeitando devidamente os vossos anciãos. Aos jovens, transmitíeis conceitos prudentes e honrosos; às mulheres, recomendáveis para que cumprissem todos os seus deveres com consciência irrepreensível, de forma santa e pura, amando convenientemente seus maridos; e ainda as ensináveis a administrar a vida doméstica dentro das normas de obediência e da mais absoluta discrição.
(Cap I da 1 Carta de Clemente aos Corintos).
Fontes:
Instituto Cristão de Pesquisa
Presbíteros.com
História da Igreja em Quadros - Ed Vida
Imagem: Ilustração antiga de Clemente de Roma criada pela Igreja Católica Romana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário