MINISTÉRIO: Antioquia
ESCRITOS:
- Aos Efésios
- Aos Magnésios
- Aos Trálios
- Aos Romanos
- Aos de Filadélfia
- Aos de Esmirnia
- A Policarpo
FATOS MARCANTES:
- Suas cartas foram escritas a caminho do martírio em Roma - destino que enfrentou com coragem e alegria de um verdadeiro mártir.
- Foi o primeiro a fazer distinção entre bispos e anciãos.
- Opôs-se às heresias gnósticas.
- Martirizado no governo de Trajano.
Conforme seu nome sugere, Inácio era um homem nascido do fogo, ardente, apaixonado por Cristo. Segundo Eusébio, após a morte de Evódio, que teria sido o primeiro bispo de Antioquia, Inácio fora nomeado o segundo bispo dessa influente cidade.
Inácio escreveu algumas epístolas às comunidades cristãs asiáticas: à igreja de Éfeso, às igrejas de Magnésia, situada no Meander, à igreja de Trales, às igrejas de Filadélfia e Esmirna e, por fim, à igreja de Roma. O objetivo da carta a Roma era solicitar que os irmãos não impedissem seu martírio, o que aconteceria durante o reinado de Trajano (98-117).
Mesmo sendo de Antioquia, seu nome, Ignacius, deriva-se do latim: igne: “fogo”, e natus: “nascido”.
TRECHO DE ESCRITOS ORIGINAIS (comentado):
Inácio revela-se conhecedor das processões divinas em Deus, ao reconhecer no Cristo a processão intelectiva de Deus: "De fato, Jesus Cristo, nossa vida inseparável, é o pensamento do Pai" (Epístola aos Efésios 3,2), o que seria mais tarde explicado à luz da filosofia por Tomás de Aquino, em sua obra Suma Teológica.
É interessante constatar como as comunidades cristãs no século I tinham um conhecimento aprofundado da natureza de Deus, Jesus Cristo é: “gerado e não gerado, Deus feito carne” (Epístola aos Efésios 7,2). Gerado e não gerado (ingênito).
Com este testemunho, Inácio trouxe para a construção do Dogma, pedras sólidas que ajudaram o Concílio de Nicéia (325 d.C.) a fixar no Credo o "genitum non factum", isto é, gerado e não criado. Embora Inácio ainda não tivesse esta precisão, Atanásio que colaborou na elaboração do vocábulo, reconheceu a perfeita ortodoxia no texto desta carta.
Fontes:
Instituto Cristão de Pesquisas
Wikpédia
História da Igreja em Quadros - Ed. vida.
Imagem: Ilustração Católica Romana antiga de Inácio de Antioquia & ilustr. do seu martírio.
História da Igreja em Quadros - Ed. vida.
Imagem: Ilustração Católica Romana antiga de Inácio de Antioquia & ilustr. do seu martírio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário