28.8.07

Igreja antes da Igreja Apostólica


A maioria dos historiadores classificam a Igreja cronologicamente a partir do período do ministério de Cristo na terra e logo após a Sua crucificação em diante - até os dias de hoje -, esta demarcação ignora a Igreja no Antigo Testamento - Igreja da qual os filhos de Adão congregaram, a Igreja de Abraão e de seus descendentes, a Igreja de Jó, a Igreja no deserto, enfim, todo período do AT. - É importante que se diga, historica e teologicamente, que a Igreja teve sua relevância e seu ministério mesmo antes de Moisés. Será possivel conceber a idéia de uma Igreja cristã antes de Cristo? Será que podemos afirmar que a Igreja não nasceu no período do Novo Testamento, mas no Antigo?

Alguns apologetas dizem que seria impossível existir a inauguração da Igreja sem a presença (terrena) do seu edificador, era preciso que o Verbo se encarnasse e consumasse Sua obra de salvação. Será que esse argumento prova que a Igreja não poderia ter existido no Antigo Testamento? É um assunto instigante: existia ou não existia? Não pretendo esgotar o assunto aqui, nem mesmo poderia, porém é válido questionar: havia salvação por fé e graça no Antigo Testamento? Cristo salvava no Antigo Testamento ou não? Os sacrifícios apontavam para quem? Os rituais e cerimoniais do povo de Israel poderiam levar alguém a crer em Cristo? O Espírito Santo selava salvificamente os crentes no Antigo Testamento?

As promessas, as profecias, a circuncisão, o cordeiro pascal, e outras ordenanças que apontavam para Cristo eram suficientes e eficazes para a edificação dos filhos de Deus ou não? Quem operava tal conhecimento? O Espírito Santo? Havia naquele tempo remissão de pecados e vida eterna para aqueles que acreditavam? Quem comunicava espiritualmente a salvação? Ora se havia fé salvadora e ajuntamento de pessoas que pensavam do mesmo modo, ali então havia uma Igreja! A Igreja é um só corpo, ela não pode ser dividida, ela é composta pelos que já se foram, dos que agora são e dos que ainda serão reunidos. E Cristo é e sempre foi e será o Cabeça da Igreja. A verdade é que todos aqueles que pelo Espírito e pela fé estão unidos a Jesus Cristo, tem com Ele comunhão e é parte da Igreja!

Os embates doutrinários sobre este assunto não serão discutidos no presente texto, cabe a cada cristão procurar saber mais sobre sua própria fé e defendê-la. Aqui vale mostrar que a Igreja não se divide na linha do tempo a.C e d.C, ela, a Noiva tem seus membros desde o início da criação e eternamente nos decretos de Deus. Cristo, mesmo, foi morto antes da fundação do mundo, na eternidade, antes da linha do tempo. Repito, vá examinar mais este assunto se tem dúvidas. Pergunte-se, por exemplo, Melquisedeque não pertence a Igreja de Cristo? E nem de Israel ele era! O que se pode dizer é que no AT havia graça, fé, salvação e comunhão, portanto o que faltaria para existir a Igreja? Abel, Enoque, Noé, Abraão e todos os que andavam com Deus eram ou não eram Igreja? Portanto a História da Igreja não começa com os doze discípulos.
Nota: Achado arqueológico de escultura representando a arca da aliança.

Nenhum comentário: