4.9.07

HISTORICIDADE DE CRISTO

"Os fundamentos do cristianismo têm seus primórdios, do ponto de vista subjetivo humano, na história temporal. É preciso atentar-se para o fato da existência histórica de Cristo." - Cairns. - Nos dias de hoje há centenas de publicações levantando a polêmica sobre a inexistência do Cristo histórico. Cristo, para muitos não passa de um factóide histórico, pura ficção criada pela cabeça de judeus lunáticos. Será que podemos dizer que há evidências históricas de Cristo? De que forma? As bases mais comuns são:


O Testemunho Pagão do ano 55 a 117 pós crucificação

Tácito (60-120) historiador romano liga o nome e a origem dos cristãos a "Christus", que no reinado de Tibério (42 a.C. - 42 d.C) "sofreu a morte por sentença do Procurador Pôncio Pilatos".

Plínio (62-113), propretor romano escreveu ao Imperador Trajano (53-117) sobre os cristãos.

Luciano (125-190) escritor satírico escreveu sobre os cristãos e sua fé, por volta de 170. Ridicularizou-os por adorarem "este sofista crucificado".

O Testemunho Judeu

Josefo (37-100) escritor historiador mencionou Cristo. Muitos consideram que os escritos de Josefo foram alterados por cristãos para justificar o Cristo histórico, mas não há como provar nem uma coi nem outra. O certo é que o documento chegou a nós citando Cristo como um homem sábio sentenciado à morte na cruz por Pilatos.

Os livros Apócrifos Possuem valor histórico e Testemunham Também

Evangelhos ,cartas e livros apócrifos não possuem autoridade doutrinária mas devem ser levados em conta nesta questão da historicidade de Cristo.

A Arqueologia Testemunha

Achados de inscrições e figuras simbólicas de pomba, peixe, âncora e outros símbolos cristãos nas catacumbas dão testemunho da crença no Cristo histórico, além do calendário cristão, do domingo e, claro, da igreja.

Mateus, em seu evangelho (2:1) declarou que Jesus nasceu "nos dias de Herodes, o Rei".





Nota 1: Estas informações estão registradas pelo professor Cairns em seu livro "O Cristianismo Através dos Séculos - Uma História da Igreja Cristã" - Todas as suas afirmações são referenciadas em notas bibliográficas de fontes originais.

Nota 2: As imagens de prego e osso são achados arqueológico que evidencia a crucificação. Uma é réplica.


Nota 3: O Cristianismo Através dos Séculos, de Earle E. Cairns, RECOMENDADO.

Nenhum comentário: