2.9.07

A Importância dos Judeus


Atenas, Roma ou Jerusalém, quem mais influenciou a Igreja? Certamente, Jerusalém. Vimos que as contribuições greco-romanas fizeram sua parte na Igreja Primitiva, mas os judeus foram fundamentais para o cristianismo. O Salvador veio dos judeus, não do judaísmo.

O judaísmo implantou no mundo antigo a sua influência de um Deus único, não plural. Fato que nem os gregos nem os romanos acreditavam. O sistema religioso dos judeus batia de frente com o politeísmo pagão. As sinagogas judaícas situadas no Império Romano apregoavam por todo mediterrâneo um só Deus, Criador de todas as coisas.

Os judeus também espalhavam doutrinariamente que estava por vir um Messias que traria justiça a terra (até hoje ainda pensam assim). Essa idéia era muito forte na época, tanto que os discípulos mesmo depois da morte de Cristo ainda esperavam por um reino messiânico sobre o planeta.

O sistema ético judaíco sempre foi a base do cristianismo, a Lei Moral dos Dez Mandamentos, é perene. Quando Cristo diz "seja feita a Tua vontade", esta vontade do Pai está resumida no decálogo. O Antigo Testamento, a maior contribuição judaíca a humanidade, preparou terreno para o cristianismo primitivo. O livro da Igreja até hoje é composto do Antigo e do Novo Testamentos. Ambos os Testamentos tratam a História como uma linha que tem começo, meio e fim. Tudo que conhecemos começa em Genesis e termina em Apocalipse. Tal História tem um Senhor Soberano que a controla e fará com que Cristo triunfe no final dos tempos.

Por fim, outra contribuição relevante dos judeus foram as sinagogas. Nascida da necessidade decorrente da ausência do templo de Jerusalém durante o cativeiro babilônico. As sinagogas eram locais de pregações, eram espaços que recebiam gentios e judeus, e favoreceu muito a propagação das doutrinas apostólicas. Nas viagens missionárias do apóstolo Paulo, por exemplo, ele visitava primeiramente as sinagogas em cada cidade visitada.
Nota: A imagem acima mostra fragmentos de papiro com escrita em hebraico de livro bíblico.

Nenhum comentário: