1.9.07

Ambiente Intelectual Grego



O professor Cairns resume magistralmente a diferença entre romanos e gregos no aspecto cultural formador de opinião, diz Cairns: "Embora importante para a preparação para a vinda de Cristo, a contribuição romana foi ofuscada pelo ambiente intelectual criado pela mente grega. A cidade de Roma pode ser identificada com o ambiente político do cristianismo, mas foi Atenas que ajudou a criar um ambiente intelectual propício à propagação do Evangelho. Os romanos podem ter sido os conquistadores dos gregos, mas os gregos conquistaram os romanos culturalmente."

A língua grega foi a língua original do Novo Testamento e não o latim, porque a influência cultural da grécia foi universal em seu período. Os romanos mais cultos falavam grego e latim. A língua de Alexandre desenvolveu o mundo helenístico. Porém haviam tipos de idiomas e dialetos gregos, basicamente dois: o grego vulgar, popular, chamado Koinê e o grego clássico. Os cristãos se comunicavam através do grego Koinê e o NT foi escrito nesta língua. Os judeus da Alexandria também traduziram seu Antigo Testamento em Koinê, tal tradução é chamada de Septuaginta.Os apóstolos falavam várias línguas da época, desde o aramaico até o koinê.

Os judeus tiveram sua contribuição à parte, a sua importância percorre todo processo histórico que envolve a revelação de Jesus Cristo, um judeu de nascimento. É o que iremos ver na próxima postagem.
Nota: imagem acima registra ruínas de um templo de Artemis na Grécia.

Nenhum comentário: