15.9.07

LIVROS DE HISTÓRIA RECOMENDADOS


História Eclesiástica - Os primeiros quatro séculos da Igreja Cristã, de Eusébio de Cesaréia. - CPAD.


A História Eclesiástica de Eusébio é uma surpreendente síntese dos três séculos que se seguiram à era apostólica. Procurou o autor, através de copiosa e idônea documentação, reconstituir a história da Igreja desde o ministério terreno de Nosso Senhor Jesus Cristo até ao Concílio de Nicéia em 325 d.C. É o mais importante relato da Igreja Cristã depois de Atos Apóstolos. Sem a História Eclesiástica de Eusébio seria praticamente impossível reconstituir os três primeiros séculos da Igreja Cristã. É um clássico da história da Igreja.




História da Igreja em Quadros, Conheça melhor a história da igreja cristã por meio de tabelas e diagramas cronológicos e explicativos. de Robert C. Walton - Ed Vida.

Vivemos numa época em que muitas pessoas menosprezam ou desconsideram as lições da história, quer secular, quer sagrada. No entanto, os que assim procedem estão condenados a repetir os mesmos erros outrora cometidos, vivendo no presente sem a valiosa sabedoria do passado.

História da Igreja em Quadros apresenta fatos significativos do passado em quadros explicativos e cronológicos. Este material será um valioso complemento aos compêndios e às preleções sobre história da igreja, respondendo às clássicas perguntas: Quem? Quê? Quando? Onde? e Como?. Também será de grande valor aos cristãos que desejarem um conhecimento sucinto dos principais dados da história eclesiástica. Eis alguns dos assuntos abordados:

- As maiores controvérsias doutrinárias da Igreja;

- Grupos heréticos e dissidentes da época medieval;

- Debates teológicos do período da Reforma;

- O efeito pêndulo na história da Igreja.




História da Igreja Cristã, de Jesse Luman Hurlbut. - Ed Vida.






História do Cristianismo, Dos apóstolos do Senhor Jesus ao século XX , de A. Knight e W. Anglin - CPAD.



Cronologia da História Eclesiástica em Gráficos e Mapas, de Terri Willians - Vida Nova.

Este é um livro diferente. Como qualquer livro de história, está repleto de datas, nomes, fatos. Mas, em vez de dispor desses dados organizados em longos capítulos descritivos ou narrativos, o leitor encontrará em cada página um quadro sinóptico com todas as informações referentes ao período por ele apresentado. Desse modo, facilitam-se sobremaneira a pesquisa histórica, a localização cronológica dos fatos e a visualização das circunstâncias históricas do período observado.



Visão Panorâmica da História da Igreja - Um roteiro para a série história ilustrada do cristianismo. de Justo L. Gonzáles - Ed Vida Nova.

Uma das principais barreiras nas quais tropeçam muitos dos que começam a estudar a história da igreja é a falta de uma visão panorâmica dos fatos. Há quem não saiba nem sequer se as cruzadas aconteceram antes ou depois da Reforma. À medida que entram pelos caminhos da história eclesiástica, sentem-se como que penetra numa caverna, sem saber o que encontrarão logo adiante. Perdidos em circunstâncias assim, torna-se lhes difícil distinguir entre o que é fundamental e o que é secundário, às vezes gastando horas e mais horas decorando nomes e datas de menor importância.

Nenhum comentário: