
História Eclesiástica - Os primeiros quatro séculos da Igreja Cristã, de Eusébio de Cesaréia. - CPAD.
A História Eclesiástica de Eusébio é uma surpreendente síntese dos três séculos que se seguiram à era apostólica. Procurou o autor, através de copiosa e idônea documentação, reconstituir a história da Igreja desde o ministério terreno de Nosso Senhor Jesus Cristo até ao Concílio de Nicéia em 325 d.C. É o mais importante relato da Igreja Cristã depois de Atos Apóstolos. Sem a História Eclesiástica de Eusébio seria praticamente impossível reconstituir os três primeiros séculos da Igreja Cristã. É um clássico da história da Igreja.

Vivemos numa época em que muitas pessoas menosprezam ou desconsideram as lições da história, quer secular, quer sagrada. No entanto, os que assim procedem estão condenados a repetir os mesmos erros outrora cometidos, vivendo no presente sem a valiosa sabedoria do passado.
História da Igreja em Quadros apresenta fatos significativos do passado em quadros explicativos e cronológicos. Este material será um valioso complemento aos compêndios e às preleções sobre história da igreja, respondendo às clássicas perguntas: Quem? Quê? Quando? Onde? e Como?. Também será de grande valor aos cristãos que desejarem um conhecimento sucinto dos principais dados da história eclesiástica. Eis alguns dos assuntos abordados:
- As maiores controvérsias doutrinárias da Igreja;
- Grupos heréticos e dissidentes da época medieval;
- Debates teológicos do período da Reforma;
- O efeito pêndulo na história da Igreja.

História do Cristianismo, Dos apóstolos do Senhor Jesus ao século XX , de A. Knight e W. Anglin - CPAD.
Cronologia da História Eclesiástica em Gráficos e Mapas, de Terri Willians - Vida Nova.

Uma das principais barreiras nas quais tropeçam muitos dos que começam a estudar a história da igreja é a falta de uma visão panorâmica dos fatos. Há quem não saiba nem sequer se as cruzadas aconteceram antes ou depois da Reforma. À medida que entram pelos caminhos da história eclesiástica, sentem-se como que penetra numa caverna, sem saber o que encontrarão logo adiante. Perdidos em circunstâncias assim, torna-se lhes difícil distinguir entre o que é fundamental e o que é secundário, às vezes gastando horas e mais horas decorando nomes e datas de menor importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário